segunda-feira , 31 agosto 2015
data-ad-format="horizontal">
Você está aqui: Capa » Notícias » NIT – Número de Identificação do Trabalhador

NIT – Número de Identificação do Trabalhador

NIT é o Número de Identificação do Trabalhador inscrito no Cadastro Nacional de Informações Sociais. A inscrição é o ato pelo qual o cidadão é cadastrado no Regime Geral de Previdência Social, para a sua identificação pessoal, atribuindo-lhe o Número de Inscrição do Trabalhador – NIT. Ele é utilizado para controle de várias informações dos trabalhadores como INSS, PIS, PASEP e SUS.

Onde conseguir o NIT

Para fazer a inscrição do NIT o trabalhador deve ir a qualquer agência da Previdência Social. O cadastro também pode ser feito através do site do INSS, ou qualquer ponto de atendimento da Previdência Social.

O cadastro do NIT geralmente é feito pela empresa empregadora, a qual toma conta de todas as atribuições trabalhistas do trabalhador, porém há empresas que mesmo tendo obrigações trabalhistas não as cumprem.

Consultar NIT

O trabalhador que queira saber se o cadastro foi feito pela empresa deve procurar nos pontos de atendimento da Previdência Social ou entrar na internet para confirmar seu cadastro NIT.

Ao cadastrar-se na Previdência Social você terá a segurança de participar da maior e mais antiga seguradora do trabalhador brasileiro, assim como a maior distribuidora de renda do País.

Um jeito simples de conseguir o NIT é acessar o site da previdência social e preencher todos os campos do formulário, como se fosse emitir um novo número de NIT. Se já tiver um número ele dirá qual é seu PIS/PASEP/NIT.

OBS. Não é necessário preencher todos os campos.

http://www1.dataprev.gov.br/cadint/sp2cgi.exe?sp2application=cadint

Inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Auxiliar Local

A inscrição dos segurados contribuinte individual, empregado doméstico, segurado especial e facultativo, será feita uma única vez e o NIT a eles atribuído deverá ser utilizado para o recolhimento de suas contribuições. Na hipótese de haver alteração ou paralisação, quando do retorno da atividade, o segurado deverá utilizar o mesmo NIT para efetuar o recolhimento de suas contribuições.

Relacionados:

Scroll To Top