sexta-feira , 25 abril 2014
Você está aqui: Capa » Imposto de Renda » Doações e INSS de doméstica podem ser deduzidos do IR

Doações e INSS de doméstica podem ser deduzidos do IR

Dedução de INSS de empregada doméstica do IRA Receita Federal permitirá que pessoas físicas deduzam do Imposto de Renda as doações para fundos dos direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso. A redução do imposto a pagar também vale para patrocínios a projetos de cultura, audiovisuais e esportes.

O limite de dedução das doações é de 6% sobre o IR a ser pago. O cálculo é feito sobre todo o Imposto de Renda que o contribuinte pagou, o que leva em consideração o recolhimento na fonte feito pelo empregador e os pagamentos de carnê leão. Com isso, quem tem direito a restituição de Imposto de Renda também poderá abater as doações. E o valor a ser restituído poderá aumentar.

EMPREGADA DOMÉSTICA

A Receita Federal também permite abater no Imposto de Renda da pessoa física o INSS da empregada doméstica. O valor limite a ser deduzido é de 12% sobre um salário mínimo. Mas esse benefício fiscal terá data para acabar. O contribuinte poderá deduzir a contribuição previdenciária da empregada somente até o ano que vem, se o Congresso não prorrogar o prazo.

Com a permissão para deduzir doações no IR, o abatimento com a empregada poderá cair. Mas só nos casos em que o imposto devido é baixo. O Fisco explicou que primeiro será feita a dedução no limite de 6% do imposto devido por doações e patrocínios. E em seguida será feito o desconto da contribuição da empregada doméstica sobre o valor que sobrar.

Relacionados:

Um comentário

  1. Muito interessante a matéria.. mas ficou uma dúvida..
    gostaria de saber como descobrir se uma instituição está ligada ao fundo da criança e adolescente.. Existe alguma maneira de saber isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top