terça-feira , 23 setembro 2014
data-ad-format="horizontal">
Você está aqui: Capa » Notícias » Dívida com cartão de crédito – Direitos do Consumidor

Dívida com cartão de crédito – Direitos do Consumidor

Dívida com cartão de crédito - Direitos do Consumidor Daremos dicas de como reduzir a dívida do cartão de crédito, Como renegociar dívida do Cartão de crédito. Além de saber se pode parar na justiça porque não pagou o cartão de crédito, se uma financeira de cartão de crédito pode penhorar bens da família do devedor? O que acontece se não pagar o cartão de crédito além de ir para o SPC/Serasa? e Como cancelar o cartão de crédito mesmo com dívidas?

O devedor de cartão de crédito pode sim ter um bem leiloado, o mais certo é tentar um acordo com a administradora do cartão para que não corra o risto de ter um bem leiloado. Mas, não quer dizer que isso vá acontecer, um bom advogado consegue resolver isso bem rápido. Eles não costumam entrar com uma ação judicial porque não vale apena quando a dívida é baixa.

Se a maior parte da dívida for por juros é muito fácil resolver pedindo uma dispença dos juros com a financiadora do cartão, agora se essa dívida for realmente por gastos, ai é mais complicado, mesmo assim não se preocupe, porque para eles o mais proveitoso é recuperar o dinheiro.

1º você vai receber uma carta falando que se você não pagar será cobrado JUDICIALMENTE.
2º Se você não entrar em contato com eles, você receberá outra carta, dessa vez uma marcando o dia para audiencia.
3º O juiz irá lhe perguntar se você quer acordo, caso contrario um dos seus bens serão leiloados.

Lembre-se que, processos não são rápidos e sempre demoram, por isso mantenha a calma e procure entrar em contato com a prestadora, e faça um acordo.

A dívida será renegociada pelo valor da última fatura, sem a incidência dos juros cumulativos. Lembre-se de que a cobrança leva em conta o tempo que o consumidor ficou sem efetuar quaisquer pagamentos, enquanto o contrato de crédito continuava vigente.

Veja as dicas para sair da dívida do cartão:

- Procure a administradora de seu cartão de crédito e veja qual a possibilidade de acordo para cancelar ou suspender o cartão, reduzir a dívida e parcelar o pagamento.

- Avalie também, caso seja correntista de banco, a possibilidade de tomar um empréstimo do tipo Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para liquidar a dívida do cartão e pagar este empréstimo em parcelas. Os juros do CDC costumam não ultrapassar 3% ao mês.

- Caso não consiga um acordo administrativo ou uma linha de financiamento para quitar a dívida, você pode recorrer a Justiça. Em uma ação judicial, é possível questionar os juros cobrados (que não podem exceder a média do mercado divulgada no site do Banco Central), a capitalização de juros, e a cobrança de multas indevidas (acima de 2% conforme Código de Defesa do Consumidor).

Redução do valor da dívida

O consumidor pode conseguir uma boa redução na dívida, mas terá que oferecer um valor para depositar em juízo mensalmente se quiser tirar seu nome do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Este valor tem sido fixado no máximo em 30% da renda do cliente. A cobrança de tarifas para emissão de boletos também é ilegal e pode ser questionada.

Manual prático de orientação para a negociação de dívida com cartão de crédito

A Anucc – (Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito) lançou um manual prático de orientação para a negociação de dívida com cartão de crédito www.anucc.org.br ou tel. 3104-9499. No guia, a principal recomendação esta no pedido imediato de uma proposta de renegociação, aliada ao direito de solicitar o cancelamento do cartão de crédito no ato da comunicação.

Cartilha_para usuários_cartao_crédito_ANUCC

Relacionados:

19 comentários

  1. estou com divida no cartao de credito e nao tenho mais saldo para financiar no cdc e o financiamento e de 5% a.m. posso recorrer judicialmente a essa taxa elevada. agradeço se alguem puder me ajudar. Obrigado

  2. aline leite da silva

    olá,tenho uma divida no cartão de credito faz uns 4 anos,liguei para saber o quanto estava minha divida e fui atendida pelo Fernando ele pegou meus dados e me fez uma proposta pra estar acertando a divida,falei que nao poderia estar acertando ainda porém nao trabalho há pouco mais de 1 ano.ele entao me falou que eu estava mentindo e que ele nao acreditava que eu nao estou trabalhando e falei que era casada mas que só morava junto,ele mais uma vez me falou que eu falei que era casada e depois falei que nao.Enfim ele falou que eu nao queria mesmo pagar a divida que tenho e que pela renda do meu marido ele iria mandar os papéis pra justiça para eu pagar porque meu marido trabalhava e pela renda dele ele iria fazer eu pagar,gostaria muito da ajuda de vcs pra eu saber o que esta certo da forma que fui atendida e precionada.OBRIGADA

  3. olá, pedí um cartão de credito itaucard à uns quatro meses atráz, para minha surpresa não recebi o cartão e nem desbloqueei o mesmo, mais o cartao foi desbloqueado e usado, agora tenho uma divida que eu não fiz. o que fazer se estou sendo cobrado pelo mesmo?

  4. estou com uma divida com cartão de credito estou entrando em panico,não vou conseguir pagar,á 6 meses eu só pago o minimo mas a divida só aumenta,não consigo dormir de preocupação pois tenho medo de repreção e outras coisas mais,meu esposo esta doente e esse cartão esta no nome dele estou angustiada!!

  5. eu deichei de pagar uma fatura do meu cartao e agora nao nao recebi a fatura do mes atual e nao concigo imprimei a segunda via da fautra via internet que faço pra resolver ?

  6. meu marido foi cobrado de uma divida de cinco anos.
    antes da cobrança tentei negociar maiso dono do mercado ñ quis fazer o acordo.

    ele mandou onome do meu marido p/o spc sem ele ter acinado nem documento.
    eo guro da divida e muito alto.
    oq/ devo fazer?

  7. Olá gostaria de saber o nome da ação no juizado que entro contra a empresa de cartões de créditos, para negociar a os juros, cobrança de multa indevida?poderia me enviar um modelo atual?pois n obtive êxito ao tentar parcelar meu débito…Desde já, agradeço a atenção.

  8. Estou com uma divida de cartão de crédito a 3 anos e não tenho conseguido pagar devido aos altos juros que aumentaram absurdamente e acabei de receber uma notificação extrajudicial o que devo fazer nesse momento?
    obrigada.

  9. estou com uma divida antiga do banco real,e agora liguei pro banco pra tentar pagar a divida e fiquei sabendo que minha divida foi vendida pra uma financeira de são paulo,não fui comunicada de nada,tentei agora negociar com a financeira,eles não quiseram,estõa irredutivé,querem que eu pague um valor que não posso pagar de 1900,00 eu ofereci 1400,00 e eles não quiseram eessa divida e 2008.o que faço agora

  10. usei o meu credito pessosl; e era 20 de 55,12 na, fatura veio 86,48 r$ comunique o banco erro mas nuca tive resposta, com isso minha fatura ficou atrazada e hoje estou antecipar a minha divida e não consigo o banco não que faze acordo comigo e eu não sei o que fazer por favor min ajude obrigado…..

  11. o cartao de credito é mais uma arma da burguesia para retirar dinheiro da população pobre…

    nao pague! deixa a porra ir rolando!

    dpois d um tempo a divida expira!!

  12. Financiei uma divida do cartão de credito, já paguei 8 prestações, no valor de 299 reais hojeligueimpara liquidar toda a divida e se teria o abatimento do juro da divida, ja que falta 16 prestações, me informaram que não é possivel, o valor que falta é bem maior que minha divida antes de negocia-la o que eu posso fazer?

  13. tenho divida com 4cartoes de credito e um emprestimo fiz acrdo com um cartao parcelando em 12vezes agora que paguei 3 nao tenho como pagar os outros recebi uma carta imformando que se nao pagar um bem sera leiloado,mas como vou pagar se nao tenho condiçoes!!!!??

  14. Estou com uma divida muito alta no cartão de credito a 04 meses, e todo mes e cobrado 16% em cima do valor atual e não tenho condições de pagar! Eu posso tentar uma negociação apenas do valor que estava atual ou e melhor procurar o (anucc)???

  15. Oi, fiz umas compras no cartão de credito e desempreguei mas achei que daria para pagar so que minha mae ficou doente e ficou a divida, ja tem tres anos e meio, e esta em 10000mil +-, nao vou pagar nao tenho condiçoes, e fora que falaram que meu nome limpa em 5 anos, so tenho uma casa de bem, o que o banco pode fazer congtra mim.

  16. o Limite do cartão de minha mãe era de 17.000,00 e eles deicharam passar um limite de 36.000 e não foi percebido, ahavamos que estavamos dentro do limite e o cartão estourou e agora não tenho condiçoes de pagar, serei presa por isto ou minha mãe, já estou entrando praticamente em processo de não comer e ficar acordada noites a fios, não consegui pagar e agora tenho até medo de um infarte, gostaria de uma resposta urgente para poder me acalmar, eles não deveriam de ter autorizado chegar a tanto de 17.000,00 para 36.000,00 o que faço agora? me ajudem

  17. Como pagar uma divida q so faz rolar

  18. Boa noite, estou com uma divida com o itau a quase 4 anos,emprestei o cartao a uma pessoa e ela nao pagou,agora querem penhorar,so que eu nao tenho nada a penhorar,sou casada e casa que eu moro é de herdeiro do meu esposo,eles podem penhorar a casa? Estou em panico me ajudem.

  19. Desculpe esqueci de falar o meu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top