segunda-feira , 3 agosto 2015
data-ad-format="horizontal">
Você está aqui: Capa » Imposto de Renda » Cálculo Mensal do IR 2015 – Imposto de Renda – Carnê Leão

Cálculo Mensal do IR 2015 – Imposto de Renda – Carnê Leão

Para fazer o cálculo mensal do IR – Imposto de Renda, baixe o programa do Carnê Leão. Essa modalidade de recolhimento de imposto de renda deve ser usado por profissionais liberais, trabalhadores autônomos, recebimentos vindo do exterior, entre outros.

Quem deve pagar o imposto de renda mensal?

Se você não sabe ou não tem certeza se deve pagar o imposto de renda mensal, some todos os seus rendimentos mensais, como: salário, aluguéis ou outras fontes de renda fique sabendo que se o valor exceder R$ 1.868,22 você estará sujeito ao pagamento.

Como calcular o imposto de renda mensal

1º  – Baixe e instale o programa Carnê Leão.

2º – Abra o programa e preencha o cadastro com seus dados pessoais (Nome e CPF);

3º Na tela do demonstrativo você irá informar os valores mensais para o cálculo.

Na simulação acima, perceba que preenchi renda de três fontes diferentes:  Trabalho não assalariado (ou salário informal), aluguéis e outros.

Há um fator importante que são as deduções. As deduções possíveis são: Previdência Oficial, Dependentes, Pensão alimentícia (somente as pensões judiciais) e Livro caixa.

Como faço para pagar o imposto de renda devido?

Depois de efetuar o cálculo mensal, basta clicar na opção imprimir no programa Carnê Leão, selecione a aba DARF e escolha o mês que deseja imprimir. Imprima o DARF e pague em qualquer banco. Veja a figura abaixo:

O Carnê Leão serve apenas para recolher o tributo obrigatório. Se você recebe ordem de pagamento do exterior ou tem rendimentos tributáveis vindas do exterior é obrigatório o pagamento mensal do Imposto no Carne Leão.

Relacionados:

Scroll To Top